Massagens Ayurveda (AMAYUR nº 140)

A massagem é a principal ferramenta terapêutica nos tratamentos ayurvédicos pois é através dela que as toxinas são eliminadas pelo organismo através do maior órgão do corpo humano, a pele.

Abhyanga: A abhyanga é uma oleação feita com óleo morno escolhido de acordo com o biotipo (dosha) do paciente, durante o tratamento todos os pontos marma são manipulados com a função alongar corpo e eliminar toxinas.

Marma terapia: massagem dos pontos energéticos espalhados pelo corpo, através dos quais deve fluir o prana (energia vital) ou seja, quando se estimulam os 107 pontos marma estão a afectar-se os Chakras, contribuindo para que a energia vá fluindo sem bloqueios por todo o corpo.

Garshana: o terapeuta utiliza oleo morno estimulando os pontos marmas e de seguida, com uma luva de seda esfrega sal grosso, cânfora e um óleo essencial próprio para o dosha na pele.

Udwartana: É uma massagem profunda, vigorosa e estimulante que energiza os pontos vitais do corpo (Marmas), drena toxinas e promove uma esfoliação da pele, permitindo que

esta respire melhor. Proporciona perda de peso devido ao aumento do metabolismo e circulação da energia desbloqueada.

Basti Externo: Basti externo é a aplicação de óleo ou ghee medicado morno em uma piscina feita com farinha de trigo integral e grão sobre a pele do paciente.

Sirodhara: é o fluxo de óleo morno sobre a região do Ajna Chakra (terceiro olho). Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana.

 

Pinda Sweda: massagem feita com trouxas quentes de arroz previamente preparado com ervas tonificantes e nutritivas e leite. É indicada para todas as doenças vata, principalmente as que são acompanhadas de desnutrição e inflamação, terapia
de rejuvenescimento (rasayana), tonifica o corpo deixando-o forte e nutre a pele promovendo brilho e beleza.

Terapeuta: Cláudia Inocêncio